Cultura

 Apesar de existirem muitas pessoas interessadas em desenvolverem projetos culturais em nosso município, o poder público municipal nunca mostrou desejo de encentivar a prática da cultura. Os poucos eventos que ocorrem dentro do município, é tão somente por boa vontade de pessoas em preservarem nossos valores culturais, resgatarem nossa história e manterem nossas tradições culturais de gerações a gerações.

 

 

Festival de Calouros

 

Idealizado para fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, 10 de maio, o festival de Calouros tornou-se um evento de grande sucesso e conta anualmente com a participação de dezenas de “artistas” da terra e de outras regiões. Geralmente conta com um grande número de expectadores, que comparecem ao evento para prestigiarem os participantes.

 

Baile da Terceira Idade

 

Com objetivo de homenagear a todos aqueles que contribuíram com o desenvolvimento do nosso município e que ajudaram na construção da nossa história, anualmente é realizado o Baile da Terceira Idade. É um baile animado sempre por artistas/bandas que vêm de fora e que animam ao som de músicas de “antigamente”.

 

 Festejos Juninos

 

Das manifestações da cultura popular, os folguedos juninos se sobressaem pelas belas apresentações de quadrilhas e bois-bumbás. São realizados torneios de quadrilhas e contando sempre com um grande número de concorrentes, que a cada ano mais se aprimoram na busca de tornarem-se campeãs.

 

 Festival do Arroz

 

Realizado anualmente no mês de setembro na Vila de Novo Paraíso, o Festival do Arroz já faz parte das grandes comemorações do nosso município e sua fama, pela bela organização e variedade de eventos oferecidos/programados, já ultrapassou as fronteiras da nossa região.

                                

 Artesanato

 

Nosso artesanato é muito rico pela sua diversidade e qualidade.

São muitos os nossos artistas que se dedicam à arte, utilizando como matéria prima o barro, a madeira, a palha, materiais recicláveis,...

São Geraldo do Araguaia precisa, urgentemente, implantar programa de valorização para estes profissionais, que engrandecem nossa cultura e enriquecem nossa história.

 

Festival do Cari 

 

Quando as águas do Araguaia baixam e a temporada do cari chega, os organizadores do TORPESCA (Torneio de Pesca do Cari) botam a mão na massa e realizam o famoso torneio, sempre tendo como lemas a preservação ambiental e o princípio do “Ecologicamente Correto”. Enquanto as equipes de competidores disputam o título, rolam nas barracas pratos típicos e umas geladinhas, que ninguém é de ferro.
 
 
Festejo do Divino Espírito Santo
 
 

É celebrado anualmente na mesma localidade(interior do Parque Estadual da Serra das Andorinhas) desde 1989. Segundo seus organizadores, os moradores conhecidos carinhosamente como Beca e Raimundo Caroço, a festa é uma verdadeira romaria e religiosos de todas as idades andam o percurso a pé até o local da celebração. Os romeiros ficam 09(nove) dias reunidos em devoção ao Divino Espírito Santo. O percurso tem aproximadamente 8km e tem seu início na propriedade do morador "Zeca do Jorge", localizada no pé da serra, com acesso pela BR 153. A igreja(Igreja de Pedra) em que acontece o culto possui formação rochosa em forma de arco e nela é improvisado um altar, tendo em vista que é lá que ocorre a celebração religiosa. 

 

Museu da Guerrilha do Araguaia

Abandonado pelo poder público e contando apenas com sua boa vontade, o senhor Eduardo Lemos Porto cuida de um acervo valioso que conta a história da Guerrilha do Araguaia, além de várias peças de valores históricos e animais empalhados e conservados em formol.

Este museu, se recebesse a atenção do poder público, poderia vir a ser importantíssima fonte de estudo e pesquisa por parte dos estudantes, um espaço de visitação permanente de interessados, um ponto  turístico de importantíssimo valor e um portal de informações sobre a história do nosso município.